ASSINE
search button

Naufrágio na Líbia deixa quase 100 pessoas desaparecidas

Segundo Acnur, 2016 é o ano mais letal para travessias

Compartilhar

Em mais uma tragédia no Mar Mediterrâneo, uma embarcação clandestina naufragou próximo à costa da Líbia e deixou quase 100 imigrantes desaparecidos nesta quinta-feira (27).    

"Ao menos 97 imigrantes foram dados como desaparecidos após um naufrágio na costa líbia, a bordo do qual viajavam 126 pessoas", informou o porta-voz da Marinha da Líbia, Ayoub Kassem, à ANSA. O representante informou que os marinheiros do país tentaram chegar até o barco para salvar as pessoas, mas devido ao equipamento, não conseguiram. Segundo Kassem, a Marinha não dispõe de embarcações que possam fazer grandes operações de resgate.    

Os imigrantes que deixam a Líbia têm como destino final a região sul da Itália, que é muito próxima através do mar. No entanto, a viagem pela região central do Mediterrâneo é considerada a mais perigosa para as travessias.    

Ontem (26), a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), informou que os 10 primeiros meses de 2016 já tiveram mais registros de mortes do que todo o ano de 2015. As mortes e desaparecimentos ultrapassam a cifra de 3,8 mil enquanto foram registradas 3.771 no ano passado.    

Já a Organização Internacional para as Migrações (OIM) tem dados um pouco diferentes e aponta que 3.702 pessoas morreram na região até esta quarta-feira, sendo a maior parte das mortes na região central. A diferença nos números se dá pelas informações serem, em sua maioria, coletada através de depoimentos de sobreviventes, já que esses barcos clandestinos não tem qualquer registro de dados, e pelo número de resgatados nas operações coordenadas pela Guarda Costeira Italiana com ONGs internacionais.