ASSINE
search button

'Deutsche Welle': Refugiada imortalizada em revista é presa no Paquistão

Afegã Sharbat Gula ficou famosa por estampar a capa da "National Geographic" em 1985

Compartilhar

Matéria publicada pelo jornal Deutsche Welle nesta quarta-feira (26) conta que a afegã Sharbat Gula, imortalizada com seus olhos verdes na famosa capa da revista National Geographic em junho de 1985, foi detida no Paquistão por posse de documento de identidade falso.

A reportagem do Welle diz que a refugiada afegã, hoje com 46 anos, não tem nacionalidade paquistanesa e teria obtido o documento subornando funcionários públicos. Ela foi levada para uma prisão para mulheres, onde aguardará até que um tribunal analise seu caso. A pena pode chegar a 14 anos de reclusão.

> > Deutsche Welle "Afghan Girl" in Peshawar verhaftet

De acordo com o diário alemão a agência federal começou a investigar o caso de Gula em fevereiro de 2015, quando foram revelados vários casos de refugiados afegãos que buscam documentos paquistaneses para não ser expulsos do país. As autoridades paquistanesas lançaram uma grande operação para deter portadores de documentos falsos. Mais de 90 milhões de identidades foram checadas, das quais mais de 60 mil eram falsas e pertenciam a estrangeiros. 

O texto informa que o Paquistão abriga 1,4 milhão de afegãos registrados legalmente e outros 900 mil em situação ilegal, o que os transforma em uma das maiores e mais antigas comunidades de refugiados do mundo. Eles começaram a chegar a território paquistanês com a invasão soviética, em 1979.

O Deutsche Welle lembra que Gula, então com 12 anos, foi imortalizada pelo fotógrafo americano Steve McCurry em um campo de refugiados da cidade de Peshawar em 1985. Seu rosto envolvido num lenço vermelho e seus poderosos olhos verdes transformaram a imagem da menina em um ícone da fotografia contemporânea. McCurry voltou a fotografar Gula 17 anos mais tarde no Afeganistão e descobriu que a mulher, que então tinha 30 anos, desconhecia sua fama internacional.