ASSINE
search button

Parlamento da Venezuela aprova início do julgamento político contra Maduro

Compartilhar

Por maioria da oposição, A Assembleia Nacional Venezuelana aprovou nesta terça-feira (25) o início de um julgamento político que pode levar à destituição do mandato do presidente Nicolas Maduro.

Nesta terça-feira (25), em meio a gritos e protestos dos chavistas, a Assembleia Nacional da Venezuela iniciou um julgamento político que pode levar à destituição do atual presidente Nicolas Maduro.

Os parlamentares também votaram a favor de que Maduro compareça a uma sessão na casa legislativa.  

A Constituição venezuelana não prevê qualquer forma de impeachment. A única maneira de fazer um procedimento semelhante exige que a Suprema Corte do país tenha a última palavra. 

Enquanto isso, os partidários de Maduro se mobilizam e marcham agora para a Assembleia Nacional.

No domingo (23), a Assembleia Nacional aprovou uma declaração afirmando haver uma "ruptura da ordem constitucional e a existência de um golpe de Estado" no país, supostamente cometido pelo governo de Maduro em relação ao bloqueio do referendo revogatório. O partido governante, por sua vez, denunciou a existência de uma nova Operação Condor em curso na Venezuela para tirar o presidente do poder. As Forças Armadas do país manifestaram apoio à Maduro e rejeitaram a teoria do golpe.