ASSINE
search button

Itália treina curdos para ofensiva contra EI em Mosul

Equipes recebem treinamentos para desativar bombas

Compartilhar

Os "caçadores de bombas" caseiras construídas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis), que já causaram a morte de vários iraquianos e curdos na ofensiva de libertação da cidade de Mosul, que teve início no dia 17 deste mês, foram treinados em Arbil, capital do Curdistão iraquiano, por militares italianos.    

O treino, que faz parte da Operação "Prima Phartica", acontece em uma área residencial em desuso do município e ensina aos peshmerga (soldados de grupo armado da parte iraquiana do Curdistão) a desativar bombas caseiras, armadilhas e minas. As equipes capacitadas pelos italianos ficam na primeira linha de ataque na investida a Mosul.    

Rutba - Continuou durante a noite de segunda (24) para terça-feira (25) os combates entre o Estado Islâmico e as forças iraquianas, respaldadas pela coalizão aérea comandada pelos Estados Unidos, próximos da fronteira entre Iraque e Jordânia, segundo a emissora de televisão "Arabiya".    

Já na manhã desta terça, de acordo com o "The New York Times", a cidade de Rutba, localizada a cerca de 700 quilômetros de Mosul e de grande importância para ambos os lados da ofensiva já que quem a controla tem acesso à estrada que conecta Bagdá à Jordânia e à Síria, foi retomada pelos iraquianos. No entanto, fontes locais afirmaram que ainda há alguma resistência jihadista no local e alguns esporádicos confrontos com membros do grupo que estão escondidos em prédios abandonados.