ASSINE
search button

Itália registra número recorde de chegadas de imigrantes

Até outubro, foram 153,4 mil pessoas que chegaram ao país

Compartilhar

Mais de 153,4 mil imigrantes desembarcaram na Itália até outubro deste ano, superando em 10% a quantidade de pessoas que chegaram ao país pelo Mar Mediterrâneo durante o mesmo período de 2015, informou o governo nesta segunda-feira (24).    

A cifra ainda ainda supera em 1,3 mil pessoas aquela registrada durante os primeiros 10 meses de 2014 - que se tornou o ano em que mais deslocados chegaram à Itália. Há dois anos, 170 mil pessoas desembarcaram nos portos italianos após missões coordenadas pela Central de Operações da Guarda Costeira, que fica na capital Roma.    

Os números anunciados hoje ainda não incluem os mais de 4,3 mil imigrantes que foram resgatados durante o final de semana e que ainda não desembarcaram nos portos da Itália. A cifra também não inclui vítimas dos naufrágios ou os corpos que chegaram ao país nas missões de resgate.    

O número alarmante deve sobrecarregar ainda mais o sistema de acolhimento mantido pelo governo italiano em diversos centros do país. Atualmente, 167 mil pessoas aguardam nesses locais para onde irão - através do sistema de cotas da União Europeia.    

A região da Lombardia é a que mais recebe estrangeiros, abrigando cerca de 22 mil pessoas, seguida por Sicília, Piemonte, Lazio, Vêneto e Campânia - todas abrigando cerca de 13 mil pessoas por unidade. Entre as nacionalidades que mais buscam refúgio na Itália estão os nigerianos (20%), seguidos por Eritreia (12%), Guiné Bissau (7%) e Gâmbia (6%).    

Outro dado assustador é que o número de crianças que chegam à Itália desacompanhadas disparou: até outubro, são mais de 20 mil menores sozinhos contra 12 mil durante todo o ano de 2015.    

Após o fechamento das fronteiras para aqueles imigrantes que prosseguiam pela rota marítima até a Grécia, a Itália voltou a registrar um forte fluxo de estrangeiros.