ASSINE
search button

Radicais ucranianos se aproximam da fronteira com Donbass

Compartilhar

Militantes dos batalhões nacionalistas ucranianos Aydar, Azov e Pravy Sektor (Setor de Direita, proibido na Rússia) chegaram à cidade de Mariupol, informou o vice-comandante operacional da república de Donetsk, Eduard Basurin.

De acordo com ele, os militantes vieram de Kiev e Dnepropetrovsk. Devido a este fato é possível a ocorrência de provocações.

Eduard Basurin também notou que no território da republica popular foram detectados oito morteiros dos militares ucranianos.

Em 1 de setembro, em Donbass entrou em vigor mais um regime de cessar-fogo. Ele foi aprovado pelas partes durante a reunião do grupo de contato em Minsk que decorreu em 26 de agosto. O cessar-fogo foi planejado para coincidir com o início do ano letivo. Apesar do estado de cessar-fogo, surgiram múltiplos relatos de violações da trégua. Além disso, o grupo de contato para a regularização de situação na Ucrânia assinou em 21 de setembro, em Minsk, um acordo sobre o afastamento das forças militares e armamento das partes em conflito em Donbass. A retirada devia ter começado em 1 de outubro, mas não foi possível completar o processo. Tanto a milícia independentista como os militares ucranianos se acusam mutuamente de violação do regime de cessar-fogo.