ASSINE
search button

Representantes da chancelaria norte-coreana fazem reunião secreta com delegados dos EUA

Compartilhar

Altos representantes norte-coreanos realizam um encontro não oficial secreto na Malásia com especialistas dos EUA dedicado ao programa nuclear da Coreia do Norte.

Han Song-ryol, diretor do departamento dos EUA da chancelaria norte-coreana, confirmou essas informações ao canal KBS, destacando que as partes "trocaram opiniões sobre um leque de problemas de interesse".

Nas conversações, a parte norte-americana integra o ex-representante oficial do Departamento de Estado dos EUA Robert Galucci. Foi ele e o ex-chefe do departamento da inteligência dos EUA, Joseph DeTrani, que desempenharam o papel crucial na assinatura do Acordo-Quadro entre Pyongyang e Washington em 1994 que prevê a solução do problema nuclear.

Segundo o KBS, a reunião se iniciou às 10h00 de sexta-feira (21) terminou à meia-noite e continuou no sábado.

Vale lembrar que em 9 de setembro, apesar da proibição por parte do Conselho de Segurança, a Coreia do Norte realizou seu quinto teste nuclear, considerado o maior na história do país, com uma potência equivalente a 10 quilotoneladas de TNT. Todos os três mísseis lançados caíram na zona econômica exclusiva do Japão, o que foi avaliado como uma ameaça direta para a segurança deste país.