ASSINE
search button

Rússia suspeita que EUA mantêm Frente al-Nusra para derrubar governo sírio

Compartilhar

Os Estados Unidos e a sua coalizão não consideram mais a Frente al-Nusra como um objetivo da luta contra o terrorismo na Síria. É o que afirma o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

"Não nos surpreendem as declarações de que a al-Nusra não é objetivo da coalizão dos EUA", disse Lavrov em uma coletiva de imprensa após reunião com seu homólogo da Guatemala, Carlos Morales.

Segundo o chanceler, os norte-americanos não fazem nenhum esforço para combater este grupo terrorista. 

"Nos contatos regulares que mantenho com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, recordo constantemente que a coalizão atua com moderação em relação ao Daesh e no que diz respeito à Frente al-Nusra não se vê nenhum resultado", destacou.

O ministro acrescentou que Moscou suspeita que há um plano para manter intacta a Frente al-Nusra e utilizá-la depois para derrubar o Governo sírio. 

A Síria vive uma guerra civil desde 2011 em que o Exército do país enfrenta grupos armados da oposição e organizações terroristas como o Daesh (Estado Islâmico) e a Frente al-Nusra, ambas proibidas na Rússia e em outros países.