ASSINE
search button

'Deutsche Welle': Líderes chegam a acordo sobre roteiro para a paz na Ucrânia

Angela Merkel afirma que conversa com Putin sobre Síria foi difícil, segundo jornal alemão

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (20) pelo Deutsche Welle conta que depois de quase cinco horas de reunião, em Berlim, os líderes da Alemanha, França, Rússia e Ucrânia chegaram nesta quarta-feira (19/10) a um acordo sobre um novo roteiro para o processo de paz no leste ucraniano.

"Não é nada milagroso, mas concordamos sobre trabalhar em cima de um roteiro para avançar as negociações de paz", ressaltou a chanceler federal alemã, Angela Merkel, em entrevista coletiva ao lado do presidente francês, François Hollande, após o fim da reunião.

> > Deutsche Welle Wenig Optimismus nach Normandie-Treffen

Segundo a reportagem Hollande destacou que o roteiro terá como base o Acordo de Minsk, firmado em 2015, com a intermediação de Alemanha e França, e que contribuiu para amenizar os conflitos entre os separatistas pró-Rússia e as tropas do governo no leste da Ucrânia.

O jornal alemão destaca que entre as propostas previstas no novo roteiro para a paz estão a criação de zonas de desmobilização em ambos os lados e medidas para melhorar a situação humanitária na região.

Welle acrescenta que o presidente ucraniano, Petro Poroshenko afirmou que o roteiro prevê ainda uma missão policial que deverá ser enviada para a região do Donbas. Detalhes sobre a operação serão acertados com a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que monitora o conflito no leste da Ucrânia. O documento será preparado pelos ministros do Exterior da Rússia, da Ucrânia, da França e da Alemanha e deverá ficar pronto até o final de novembro.

Apesar do Acordo de Minsk, os combates prosseguem na Ucrânia, minando os esforços para viabilizar uma solução política para o impasse na região. O novo roteiro pode fazer avançar as negociações para uma solução do conflito, observa o Deutsche Welle.