ASSINE
search button

Na Georgia, Papa pede 'solução política' para imigrantes

Pontífice cumpriu primeiro dia de viagem em Tblisi

Compartilhar

Durante os primeiros compromissos de sua viagem pela Geórgia na última sexta-feira (30), o papa Francisco voltou a fazer um apelo pelos imigrantes e pediu que a comunidade internacional encontre soluções para essas pessoas.    

"Que os políticos responsáveis continuem a ter no coração a situação dessas pessoas, empenhando-se na busca por soluções concretas além dos problemas políticos não resolvidos. Pede-se olhar de longo prazo e coragem para reconhecer o bem autêntico dos povos e e buscá-lo com determinação e prudência", afirmou o Pontífice durante fala no Palácio Presidencial.    

Segundo Francisco, é "indispensável ter sempre nos olhos o sofrimento das pessoas para seguir com convicção o caminho, paciente e cansativo, mas também aproximador e libertador da construção pela paz".    

No encontro com as autoridades locais, Jorge Mario Bergoglio ainda pediu para manter as "legítimas diferenças" e as "controvérsias" que sempre pode surgir no âmbito de "das relações e do diálogo civilizado".    

"Isso é cada vez mais necessário no atual momento histórico, onde não faltam extremismos violentos que manipulam e distorcem os princípios de natureza civilizada e religiosa para servir aos obscuros desenhos de domínio e de morte", disse o líder da Igreja Católica em uma clara referência aos grupos extremistas.    

Neste sábado, Francisco fará uma missa no estádio Mikheil Meskhi, se encontrará com sacerdotes e religiosos na Igreja da Assunção, se reunirá com os funcionários das obras de caridade da Igreja e com as pessoas assistidas por elas em frente ao Centro de Assistência dos Camilianos e visitará a Catedral Patriarcal Svietyskhoveli de Mskheta. No dia 2, o sucessor de Bento XVI irá para o Azerbaijão.