ASSINE
search button

UE notifica Itália por falta de informações sobre terrorismo

É a primeira vez que bloco faz notificações do tipo

Compartilhar

A Comissão Europeia enviou uma carta de notificação à Itália, Croácia, Grécia, Irlanda e Portugal nesta quinta-feira (28) solicitando aos governos que melhorem a troca de informações sobre a luta contra o terrorismo e ao crime organizado.    

Segundo a entidade, essas nações já deveriam ter ativado as "decisões Pruem" em agosto de 2011. Essas medidas introduziram, há cinco anos, os procedimentos para a "troca veloz e eficaz" entre os Estados-membros em áreas específicas. Entre essas áreas, estão as buscas conjuntas por DNA, sistemas de datiloscopia (que identifica impressões digitais) e uma base de dados de registros de veículos.    

A Comissão informou em nota que os cinco países "não respeitaram as decisões" e ressaltou que as nações "ainda não fazem a troca de dados em ao menos duas das três categorias previstas".    

Essa é a primeira vez que uma notificação do tipo é aplicada aos membros da Comissão e, agora, os países terão dois meses para explicar a situação. "A colocação em prática dessas decisões é um elemento importante da Agenda Europeia sobre segurança", conclui o comunicado.