ASSINE
search button

Ministra das Reformas da Itália faz giro pelo Brasil

Maria Elena Boschi já visitou Porto Alegre e Brasília

Compartilhar

A ministra das Reformas Constitucionais e de Relações com o Parlamento da Itália, Maria Elena Boschi, chegou ontem (28) a Porto Alegre para iniciar uma viagem de três dias pelo Brasil.

Boschi, considerada um dos nomes mais fortes do gabinete do primeiro-ministro Matteo Renzi, reuniu-se com a comunidade italiana local e com o governador do estado, José Ivo Sartori.

Durante sua passagem por Porto Alegre, Boschi fez um discurso sobre o referendo constitucional que ocorrerá na Itália no dia 4 de dezembro e o qual reduz os poderes do Senado italiano, que se tornaria um órgão consultivo de apelo regional e sem salários aos parlamentares.

O referendo tem gerado debate na Itália e é visto por analistas como a chance de se tornar um estopim de uma nova crise dentro da União Europeia (UE).   

Nesta quinta-feira (29), Boschi cumpre agenda em Brasília com reuniões com ministros, como o do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, e da Justiça, Alexandre de Moraes, e amanhã (30) estará em São Paulo, onde fará uma palestra no Instituto Fernando Henrique Cardoso (FHC) com o tema "Mudar a Itália para Mudar a Europa". Depois, ela participará de um almoço de trabalho com empresários italianos e se reunirá com representantes da comunidade italiana no Circolo.   

Antes de vir ao Brasil, Boschi passou pela Argentina e pelo Uruguai. Seu giro internacional é acompanhado de uma delegação de empresários italianos e já havia sido anunciado por Renzi em agosto, quando o premier visitou o país por conta dos Jogos Olímpicos.