ASSINE
search button

Hillary e Trump se enfrentam hoje em 1º debate na TV

Candidatos à Casa Branca sobem ao palco às 21h locais

Compartilhar

Os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump, enfrentam-se nesta segunda-feira (26) no primeiro debate antes do pleito de novembro. A poucas horas de subirem ao palco, os dois estão empatados nas pesquisas de intenção de voto. 

De acordo com o site "Real Clear Politics", a ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado tem 45,9% das preferências, com uma ligeira vantagem sobre Trump, que detém 43,8%. Uma sondagem publicada pela "Bloomberg" também indica que os dois candidatos estão praticamente em empate técnico. O debate televisivo deve atingir uma audiência próxima ao do maior evento esportivo dos EUA, o Super Bowl, e tocar em temas sensíveis ao país, como terrorismo, violência policial e insegurança.  

Os norte-americanos estão vivendo um clima de tensão devido aos recentes atentados a bombas, morte de negros e protestos, além de ataques a shoppings. O debate terá duração de 90 minutos, sem intervalo, e será dividido em três grandes temas: "A Direção da América", "Conquistando Prosperidade" e "Protegendo a América". 

O confronto começa às 21h locais (22h de Brasília) e será moderado pelo âncora Lester Holt, da NBC. Hillary deve enfrentar ataques de Trump contra o uso de e-mail privado quando era secretária de Estado do primeiro mandato de Barack Obama e por ter tentado esconder uma pneumonia durante a campanha eleitoral. 

Já a democrata pode alfinetar o magnata por sua falta de experiência na política, por se negar a divulgar seu Imposto de Renda e por seu comportamento temperamental. Os próximos debates eleitorais ocorrem em 9 e 19 de outubro