ASSINE
search button

Rússia não concordará mais com medidas unilaterais sobre Síria

Compartilhar

O representante permanente da Rússia na ONU, Vitaly Churkin, afirmou neste domingo (25) que a Rússia não irá mais concordar com passos unilaterais no conflito da Síria.

Ao discursar reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a Síria, o diplomata russo observou que quando com o acordo do cessar-fogo na Síria surgiu a exigência para que Damasco assuma a pré-condição de interromper unilateralmente os voos de sua força aérea.  

"Primeiro disseram: por três dias. Nós concordamos. Depois disseram: 'Não, o presidente dos EUA decidiu que são precisos sete dias'", disse Churkin.  "Tais truques táticos não pode continuar indefinidamente, Não concordaremos mais com medidas unilaterais", frisou. Ele ainda disse que é uma tarefa quase impossível o retorno da Síria para a paz, pois centenas de grupos armados estão operando no país, bombardeando seu território.  

Na segunda-feira (19) expirou o cessar-fogo que havia sido acordado entre Rússia e EUA em 9 de setembro para entrar em vigor em 12 de setembro. A Rússia tem afirmado repetidamente que seleciona cuidadosamente os alvos para ataques aéreos na Síria, e em relação às acusações de que a Rússia supostamente ataca alvos civis na Síria, nunca foram encontradas quaisquer evidências. O Conselho de Segurança marcou uma reunião urgente para discutir a situação em Aleppo neste domingo (25), por iniciativa dos EUA, França e Grã-Bretanha.