ASSINE
search button

Crimeia agradece à Ucrânia pelo bloqueio alimentar

Compartilhar

O primeiro vice-premiê da Crimeia Mikhail Sheremet afirmou que o ano do bloqueio alimentar ucraniano estimulou muito a agricultura na península.

Na véspera, a organização Majlis dos tártaros da Crimeia organizou uma marcha na fronteira entre a Ucrânia e Crimeia, comemorando um ano do bloqueio alimentar. "Estou grato por este bloqueio porque conseguimos reorientar em prazos reduzidos o nosso negócio para a Rússia, mais do que isso, começamos desenvolvendo a agricultura e a indústria, que avançou muito graças ao assim chamado bloqueio", disse Sheremet à RIA Novosti. 

Segundo ele, os organizadores do bloqueio atingiram só uma coisa – eliminaram a agricultura das regiões ucranianas vizinhas à Crimeia, que tradicionalmente forneciam para lá frutos e legumes.  "Hoje temos jardins lindos, temos recorde de colheitas. Tivemos de parar com tais setores da agricultura como arroz e milho, que requeriam muita água, mas outras culturas dão colheitas recorde", destacou Sheremet. Em 20 de setembro de 2015, ativistas do movimento extremista Setor de Direita e outras organizações nacionalistas ucranianas bloquearam o fornecimento de alimentos para a Crimeia.