ASSINE
search button

UE achará solução para ajudar Itália após sismo, diz Merkel

Líder alemã foi recebida por premier italiano hoje em Maranello

Compartilhar

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, teve um encontro bilateral com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, em Maranello, nesta quarta-feira (31) e afirmou que a União Europeia irá ajudar a Itália após o terremoto que atingiu a região central do país no último dia 24.    

Segundo Merkel, o bloco encontrará uma solução para a flexibilização do orçamento, um dos principais pilares da economia do bloco. "A Itália irá apresentar uma proposta de uma forma transparente e eu acho que iremos encontrar uma solução sensível na Europa", acrescentou a líder alemã.    

Renzi, por sua vez, ressaltou que seu país irá "seguir as regras da UE" e "fazer tudo que for necessário", mas gastando o dinheiro "de forma apropriada".    

Desde que chegou ao poder, em fevereiro de 2014, Renzi é um grande crítico da rigidez do bloco, suas políticas de austeridade e a falta de solidariedade no combate à emergência dos refugiados. O premier aproveitou a coletiva e ainda agradeceu Merkel pela líder alemã ter se manifestado rapidamente após o grande tremor de terra que deixou 293 mortos nas cidades de Amatrice, Accumoli e Pescara e Arquata del Tronto.    

O governo de Berlim, assim como empresários e a liga alemã de futebol irão financiar a reconstrução de uma escola na área afetada pelo tremor.    

Mais cedo, Renzi e Merkel se encontraram com os bombeiros que resgataram Georgia, uma menina de 8 anos na vila de Pescara del Tronto após 16 horas debaixo de escombros. Sua irmã, Giulia, de 10 anos não resistiu aos ferimentos. Seus pais foram salvos.