ASSINE
search button

Erdogan: operação no norte da Síria será mantida até ameaça curda seja afastada

Compartilhar

O presidente da Turquia Tayyip Erdogan declarou que a operação militar “Escudo do Eufrates”, que as forças armadas turcas promovem no norte da Síria, será continuada até que a ameaça das forças curdas contra Ancara seja afastada.

“Iremos combater o grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico) em Jarablus [na Síria], Bashiqa [no Iraque] e, se for necessário, em outros lugares. Estamos igualmente determinados com relação ao Partido da União Democrático, dos curdos sírios [vinculado por Ancara ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão, considerado terrorista na Turquia]. A nossa operação no norte da Síria será continuada até que cortemos pela raiz essa organização separatista de terroristas” – disse Erdogan durante um comício em Gaziantep, cidade turca situada junto à fronteira com a Síria.

Erdogan destacou ainda que a população de Jarablus começou a retornar para suas casas depois que os opositores do Exército Livre da Síria libertaram a cidade da ocupação do Daesh com a ajuda do exército sírio. 

Em 24 de agosto a Turquia iniciou uma ofensiva contra o Daesh na cidade de Jarablus, norte da Síria. A ofensiva forçou os terroristas a deixarem a cidade em apenas um dia de combates, mas as forças turcas mantiveram os ataques contra posições curdas na região.