ASSINE
search button

Manifestação convocada pelas Mães da Praça de Mayo protesta contra governo Macri

Compartilhar

Uma grande manifestação, convocada pela Associação das Mães da Praça de Mayo, levou centenas de argentinos a encerrarem neste sábado, 27, na Praça de Mayo, um protesto contra as políticas econômicas e sociais do presidente Maurício Macri. 

O protesto teve a adesão de dezenas de movimentos políticos e sociais, reviveu as históricas Marchas da Resistência, realizadas nos anos 80 para denunciar crimes e perseguições da ditadura militar. A manifestação começou na sexta-feira e terminou neste sábado no final da tarde. O movimento, de 24 horas, convocou a população a resgatar a dignidade dos argentinos no acesso a melhores condições de trabalho. 

"A marcha não é contra uma pessoa, é contra um governo que nos quer humilhar. Vamos inundar as ruas e as praças para que todos aqueles que não tenham trabalho se sintam apoiados", disse a presidente das Mães da Praça de Maio, Hebe de Bonafini.

Sob o lema "Pelo direito de trabalhar, resistir sem descansar e pela recondução de Cristina (a presidente Cristina Kirchner, derrotada por Macri nas eleições do ano passado), cerca de 30 organizações atenderam à convocação, entre elas a La Cámpora, Frente Transversal, Nuevo Encuentro, Partido Solidariedade e Igualdade, entre outras. 

Desde que assumiu em dezembro de 2015, Mauricio Macri vem empreendendo diversas reformas de cunho neoliberal, cortando subsídios em programas populares e promovendo tarifaços nos serviços públicos como energia, água, gás e transportes  com reajustes que chegaram a 2.000%. Esta semana, a Suprema Corte argentina chegou a suspender o último aumento de gás, fazendo a tarifa retroagir à de março deste ano. 

O Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) informou que a taxa de desemprego fechou o primeiro semestre em 9,3%, o equivalente a 165 mil pessoas sem trabalho formal. O índice só vem aumentando: no terceiro trimestre de 2015, a taxa estava em 5,9%. Com uma inflação oficialmente ainda não informada, mas calculada por consultorias independentes em quase 20% desde o início do ano, os argentinos sofrem também com um elevado número de demissões tanto no setor privado quanto no público e com a redução do padrão de vida. Hoje, estima-se que mais de 4 milhões de pessoas ingressaram na faixa da pobreza.