ASSINE
search button

Homem morre em hospital e eleva a 291 nº de mortos em sismo

No dia de luto nacional, foi realizada a primeira cerimônia solene neste sábado

Compartilhar

Um homem que estava sendo atendido em um hospital de Perugia, após ser vítima do terremoto ocorrido na última quarta-feira (24) na cidade de Arquata, faleceu neste sábado (27), informou a Defesa Civil.

Com isso, sobe para 291 o número de vítimas fatais do sismo que atingiu a região central da Itália, sendo 230 vítimas em Amatrice, 11 em Accumoli e 50 em Arquata. 

Luto

 No dia de luto nacional, foi realizada a primeira cerimônia solene neste sábado (27) para o enterro de 35 vítimas fatais do forte terremoto registrado na região central da Itália na última quarta-feira (24).

A cerimônia foi realizada em Ascoli Piceno e reuniu, além dos parentes das vítimas da província de Marcas, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, o primeiro-ministro Matteo Renzi e sua esposa, Agnese, o presidente do Senado, Pietro Grasso, da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, e o vice-presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli.

Também estiveram presentes o prefeito de Arquata del Tronto (uma das cidades mais devastadas pelo sisma), Leandro Petrucci, e da cidade de Áquila - que sofreu com um terremoto que matou 309 pessoas em 2009, Massimo Cialente.

Durante a homilia, o bispo Giovanni D'Ercole, pediu para que os sobreviventes "não tenham medo de gritar seu sofrimento" mas que "não percam a coragem" para caminhar à frente. "Juntos reconstruiremos as nossas casas e igrejas. Juntos voltaremos a dar vida às nossas comunidades, a partir de nossas tradições e dos escombros da morte. Juntos", disse o emocionado religioso.

Após a cerimônia religiosa, Mattarella cumprimentou os parentes dos mortos. Já Renzi, que também cumprimentou os sobreviventes, ouviu pedidos de ajudas deles e prometeu ajudá-los nesse momento difícil. "Não os deixaremos sozinhos", ainda afirmou o premier.

Com Ansa