ASSINE
search button

Terremoto na Itália deixa ao menos 38 mortos

Presidente pede união, após sismo que atingiu diversas cidades

Compartilhar

O número de mortos em terremoto na Itália, nesta quarta-feira (24), já chega a 38. Desse total, 28 se dividem entre as cidades de Amatrice e Accumoli, no Lazio, e 10 são de Arquata del Tronto, em Marcas. O tremor atingiu 6 graus na escala Richter.

A cidade de Accumoli, uma das atingidas, já contabiliza 2,5 mil pessoas desalojadas. 

De acordo com o prefeito Stefano Petrucci, 2 mil delas são turistas que estavam no município para as férias de verão, já que ele abriga edifícios históricos e faz parte do Parque Nacional del Gran Sasso e Monti della Laga, o terceiro maior do país. 

"Tentaremos ajudar a todos, mas será melhor se deixarem a cidade", afirmou. O número de mortos em Accumoli, que fica na região do Lazio, já chega a seis. Ainda segundo Petrucci, o sismo deixou todas as casas do município "impróprias" para habitação.

Presidente pede união

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou que o país passa por um "momento de dor e de apelo à responsabilidade comum". "O meu primeiro pensamento vai às tantas vítimas desse devastador sismo que atingiu parte do território nacional", disse o chefe de Estado.    

Além disso, ele destacou que é preciso "usar todas as forças" para salvar vidas, curar feridos e oferecer às melhores condições possíveis aos desabrigados. "Depois será necessário um rápido esforço para garantir a reconstrução dos centros destruídos e a retomada das atividades produtivas", ressaltou Mattarella.

*Com Agência Ansa