ASSINE
search button

Número de mortos em terremoto na Itália sobe para 73

Compartilhar

Subiu para 73 o número de mortos no terremoto desta quarta-feira (24), na Itália. Desse total, 53 são da região do Lazio, e 20 de Marcas.  O tremor atingiu 6 graus na escala Richter.

Amatrice, a cidadezinha italiana de 2,6 mil habitantes devastada pelo terremoto, é considerada um dos vilarejos mais belos do país. 

Fundado na Idade Média, o município abriga mais de 100 igrejas históricas e faz parte do Parque Nacional del Gran Sasso e Monti della Laga, o terceiro maior da Itália. Por conta disso, é um conhecido destino turístico da região do Lazio. 

Além disso, amantes dos pássaros viajam a Amatrice para observar a águia-real, que tem na cidade um de seus principais locais de nidificação. Seu centro histórico, destruído pelo tremor, era rodeado por um sistema de fortificações, com alguns trechos visíveis até os dias de hoje. 

No coração do município, se destaca a Torre Cívica, feita de pedra e que se ergue a 25 metros de altura em frente à Prefeitura. Ela é datada do século 13. A cidade também é um polo da gastronomia italiana por ser uma importante produtora de guanciale e queijo pecorino, dois ingredientes do molho matriciana, que deve seu nome a Amatrice.

Em 2015, o município entrou para o guia "I borghi più belli d'Italia" ("Os vilarejos mais belos da Itália"), que reúne cidadezinhas pitorescas com o melhor da tradição do país. No próximo fim de semana, receberia o Festival do Espaguete à Matriciana, por isso estava repleta de turistas. 

Presidente pede união

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou que o país passa por um "momento de dor e de apelo à responsabilidade comum". "O meu primeiro pensamento vai às tantas vítimas desse devastador sismo que atingiu parte do território nacional", disse o chefe de Estado.  

Além disso, ele destacou que é preciso "usar todas as forças" para salvar vidas, curar feridos e oferecer às melhores condições possíveis aos desabrigados. "Depois será necessário um rápido esforço para garantir a reconstrução dos centros destruídos e a retomada das atividades produtivas", ressaltou Mattarella.

Com Ansa