ASSINE
search button

Devastada, Amatrice é polo turístico e gastronômico italiano

Cidade foi literalmente dividida em duas por terremoto

Compartilhar

Amatrice, a cidadezinha italiana de 2,6 mil habitantes devastada por um terremoto na madrugada desta quarta-feira (24), é considerada um dos vilarejos mais belos do país. 

Fundado na Idade Média, o município abriga mais de 100 igrejas históricas e faz parte do Parque Nacional del Gran Sasso e Monti della Laga, o terceiro maior da Itália. Por conta disso, é um conhecido destino turístico da região do Lazio. 

Além disso, amantes dos pássaros viajam a Amatrice para observar a águia-real, que tem na cidade um de seus principais locais de nidificação. Seu centro histórico, destruído pelo tremor, era rodeado por um sistema de fortificações, com alguns trechos visíveis até os dias de hoje. 

No coração do município, se destaca a Torre Cívica, feita de pedra e que se ergue a 25 metros de altura em frente à Prefeitura. Ela é datada do século 13. A cidade também é um polo da gastronomia italiana por ser uma importante produtora de guanciale e queijo pecorino, dois ingredientes do molho matriciana, que deve seu nome a Amatrice. 

Em 2015, o município entrou para o guia "I borghi più belli d'Italia" ("Os vilarejos mais belos da Itália"), que reúne cidadezinhas pitorescas com o melhor da tradição do país. No próximo fim de semana, receberia o Festival do Espaguete à Matriciana, por isso estava repleta de turistas. 

Até o momento, o balanço oficial contabiliza 17 mortos pelo terremoto em Amatrice. Seu centro histórico foi devastado, e a cidade foi literalmente dividida em duas. (ANSA)