ASSINE
search button

Canais de Veneza estão contaminados por perfume e detergente

É o que assegura uma pesquisa de universidades locais

Compartilhar

Perfume, sabonete e detergente, entre outros cosméticos e produtos de limpeza que passaram por testes de segurança para a saúde humana, mas pouco ou nada se sabe sobre o seu impacto sobre o meio ambiente, estão contaminando as águas de Veneza.    

É o que assegura uma pesquisa feita pela Universidade Ca'Foscari, de Veneza, juntamente com o Instituto de Dinâmica de Processos Ambientais (Idpa-Cnr). Segundo o estudo, publicado pela revista científica "Science of the Total Environment", existe um excesso de moléculas perfumadas, substâncias usadas nos fármacos, nas águas da cidade.    

Para realizar o estudo foram recolhidas mostras de água em 22 locais diferentes de Veneza, desde as áreas mais habitadas até a periferia da cidade. Nos locais mais afastados foi constatado uma contaminação praticamente igual ao de águas sem tratamento de esgoto. A cidade italiana não tem um sistema de esgoto convencional, que é feito por tanques biológicos que tratam a água e depois a despejam diretamente nos canais que fluem para o mar. Parece que esse sistema não está sendo suficiente para evitar essas contaminações das moléculas perfumadas.