ASSINE
search button

União Europeia fecha acordo com Líbia sobre tráfico de pessoas

Ação tem como pano de fundo a crise imigratória na Europa

Compartilhar

Em Roma, representantes do Serviço Europeu para Ação Externa assinaram um acordo de colaboração com o governo de unidade nacional da Líbia para treinar agentes da Guarda Costeira e da líbia para combater traficantes de pessoas.    

A Líbia é um dos principais pontos de partida dos imigrantes que fogem das guerras e dos conflitos no Oriente Médio e do norte da África para a Europa, especialmente, para a Itália.    

Segundo o almirante Enrico Credendino, comandante da operação Eunavfor Med, esse é um "novo passo da cooperação" entre a União Europeia e as instituições líbias.    

Esse também é um desdobramento da operação "Sophia", que combate, localiza e identifica os traficantes de pessoas que fazem a perigosa travessia pelo Mar Mediterrâneo.    

Em reunião realizada no último dia 20 de junho, o Conselho Europeu estipulou duas novas metas para a Eunavfor Med: capacitar e treinar a Guarda Costeira e a Marinha e ajudar na implementação do embargo das Nações Unidas ao tráfico de armas na região.    

Segundo dados da União Europeia, desde o início da missão, 84 suspeitos de tráfico foram processados pelas autoridades italianas e 255 barcos clandestinos foram destruídos, evitando assim novas travessias com imigrantes. Além disso, 21.958 vidas foram salvas em alto-mar.    

A rota marítima entre Líbia e Itália é considerada a "mais mortal do mundo" e é a mais utilizada pelos imigrantes ilegais para chegar na Itália. Conforme dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 104,1 mil deslocados chegaram ao território italiano pela rota só neste ano e outro 2.725 morreram ou desapareceram tentando a travessia.