ASSINE
search button

Milhares se despedem de padre degolado pelo EI na França

Jacques Hamel foi morto por jihadistas enquanto celebrava missa

Compartilhar

Apesar da chuva, milhares de pessoas se reuniram na catedral de Rouen, na França, para o funeral do padre Jacques Hamel, degolado na semana passada por militantes jihadistas enquanto celebrava uma missa na igreja de Saint-Etienne-du Rouvrier.    

O arcebispo de Rouen, Dominique Lebrun, agradeceu os fiéis de outras religiões, entre eles muçulmanos e judeus, que participaram do ato religioso. Estamos "unidos para que isso não aconteça mais", disse, acrescentando que Hamel se agradaria de ver a cena.    

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, esteve presente na cerimônia representante o governo.    

A segurança foi reforçada na área da igreja para a realização do funeral, temendo novos ataques jihadistas. Todos que queriam se aproximar do local precisam passar por revistas, tendo bolsas e mochilas revistadas.    

Calcula-se que mais de 2 mil pessoas tenham comparecido ao ato, realizado em uma das mais importantes catedrais góticas do país.    Histórico - Hamel, de 84 anos, foi degolado na semana passada em um ataque assumido pelo grupo Estado Islâmico (EI, ex-Isis) quando realizava uma missa. Ordenado em 1958, Hamel vivia na igreja e era muito conhecido na comunidade católica local, uma das mais fortes da França. Padre-auxiliar, Hamel já estava afastado de algumas funções devido à sua idade, mas tinha pedido para permanecer colaborando ativamente na paróquia (o Vaticano permite que um sacerdote se aposente a partir dos 75 anos). Ele pediu um "mundo mais humano" em sua última mensagem publicada no boletim da paróquia de Saint-Etienne-du-Rouvray.