ASSINE
search button

Morre atriz italiana Anna Marchesini, ícone da comédia

Anna formava o "Trio" com Tullio Solenghi e Massimo Lopez

Compartilhar

 A atriz e comediante italiana Anna Marchesini morreu neste sábado (30), aos 63 anos de idade, devido a uma artrite reumatóide que afetava sua saúde há tempos.   

O anúncio da morte foi dado pelo irmão da artista, Gianni, no Facebook. "Antes que vocês fiquem sabendo através de informações picadas, prefiro dizer eu. Minha irmã Anna Marchesini morreu.   

Obrigado a todos. Não estou em condições de responder", escreveu. A atriz, que compunha o histórico Trio com Tullio Solenghi e Massimo Lopez, nasceu em Orvieto e será enterrada em sua cidade.   

Em declarações à ANSA, Solenghi disse que, junto com Anna, uma parte da sua vida "também se foi". "Foram 14 anos diários de Trio, durante os quais nós ríamos sem parar. Anna era a pilastra da comédia, a mulher que mais me fez rir na vida", comentou, por sua vez, Massimo Lopez.   

A sua longa carreira, sempre ensinando a inteliência e a ironia, abraçou o teatro, a televisão e até a literatura, mas o afeto do grande público e a fama no exterior chegou nos anos 1980, com Solenghi e Lopez. O Trio fez memoráveis interpretações, como a da sexóloga Merope Generosa.   

Nascida em 19 de novembro de 1953, Anna se graduou em 1979 pela Academia de Arte Dramática Silvio D'Amico, onde também foi professora em 2007. O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, disse que a atriz era "um talento puríssimo". "Farão falta sua discrição e sua coragem em lutar até o último dia. Somos gratos por tantas risadas que Anna nos presentou durante seus anos de extraordinária carreira", disse o premier.