ASSINE
search button

EUA não acreditam que Assad recupere controle sobre a Síria

Compartilhar

Washington considera impossível que o presidente da Síria, Bashar al-Assad, possa retomar o controle de todo o território do país e, ao mesmo tempo, espera por certas decisões da parte russa.

"Os russos não foram capazes de apresentar um plano credível para colocar fim à guerra; ao mesmo tempo, o presidente Assad afirma que recuperará cada polegada do seu território, mas isso é ficção científica e nunca se tornará realidade, por isso, acho que os russos também devem tomar certas decisões", disse McGurk,o enviado especial da Casa Branca para a coalizão internacional contra o Daesh.

Há mais de cinco que a Síria está imersa em uma guerra civil. As forças governamentais enfrentam os grupos armados da oposição e organizações extremistas como o Daesh (proibido na Rússia) e a Frente al-Nusra.

Em 27 de fevereiro, foi feito um acordo de cessar-fogo no país, mediado pela Rússia, EUA, países membros do Grupo Internacional de Apoio à Síria, e aprovado por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU. A trégua não se estende aos grupos que as Nações Unidas classificam como terroristas, incluindo a Frente al-Nusra e Daesh.