ASSINE
search button

Bélgica prende 2 irmãos suspeitos de planejarem atentado

Um deles foi indiciado por terrorismo, mas o outro está livre

Compartilhar

A polícia da Bélgica prendeu dois irmãos em uma operação antirrerorismo nesta madrugada (30). A dupla é suspeita de planejar atentados no país, de acordo com a imprensa local. Foram cumpridos sete mandados de prisão nas regiões de Liegi e Mons, mas os policiais não encontraram armas, nem explosivos.    

Os detidos foram identificados como Noureddine H., de 33 anos, e seu irmão Hamza H. O primeiro foi indiciado por tentativa de homicídio relacionada a terrorismo e de participação em organizações terroristas, enquanto o segundo foi liberado após interrogatório.    

Os irmãos são originários da cidade de Frameries, de acordo com o jornal "Le Soir", e têm outro irmão e três irmãs. Amigos da família a definiram como muçulmana praticante. Noureddine teria feito várias viagens pela Europa recentemente e manteria contatos na França. As autoridades desconfiam que ele estivesse em busca de "materiais", como armas. No passado, ele já atuou na logística de homens que partiam para lutar na Síria.    

As primeiras informações indicam que eles não teriam ligações com os atentados de Bruxelas, ocorridos em 22 de março de 2016, contra o aeroporto da capital e a estação de metrô de Malbeek.    

Os ataques deixaram 35 mortos e 300 feridos.    

Com 451 "fighters" que partiram para lutar na Síria e no Iraque, a Bélgica lidera a lista de países europeus com combatentes que se aliaram a grupos rebeldes no exterior e se radicalizaram.