ASSINE
search button

Presidente da Colômbia se diz confiante em acordo com as Farc

Compartilhar

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que está confiante em um acordo de paz com os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que deve ser assinado em breve.

Em declarações divulgadas pelo site de notícias latino-americano Telesur, Santos manifestou o desejo de que o acordo com as Farc se concretize nos próximos dias. Nesse sentido , o presidente voltou a defender a realização de um plebiscito, já aprovado pela Justiça local, para legitimar o tratado que põe fim a mais de 50 anos de conflito armado.

Santos se comprometeu, no mês passado, a assinar o acordo de paz com o grupo no prazo de um mês, o que não foi concretizado. Já havia sido anunciado que um acordo definitivo seria alcançado em 23 de março deste ano, mas desavenças entre as Farc  e representantes do governo federal impediram que o prazo fosse cumprido.

O conflito armado entre as Farc e o Exército colombiano é considerado o mais antigo da América do Sul. Em seus anos de maior atuação, o grupo guerrilheiro chegou a cometer sequestros, ataques e assassinatos para defender seus ideais, entre os quais a reforma agrária e a criação de um Estado socialista. As negociações entre o governo e militantes das Farc tiveram início em 2012 em Havana.