ASSINE
search button

Jornalista italiano publica suas impressões sobre o Brasil

'Pobre Rico Brasil' foi escrito por jornalista da ANSA

Compartilhar

Após viver em São Paulo e no Rio de Janeiro, o italiano Franco Vaselli, jornalista da ANSA, publica em sua terra natal o livro "Pobre Rico Brasil", suas impressões sobre os anos que passou no país, narrando "as histórias de uma nação grande, que não consegue se transformar em uma grande nação".    

Salvo algumas exceções, segundo Vaselli, o colosso latino-americano é um Estado politicamente acéfalo, quase como se o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, tivesse sido decapitado. A imagem, aliás, ilustra a capa da obra, que chegas às prateleiras das livrarias italianas poucos dias antes dos Jogos Olímpicos. O autor destaca que o país, grande produtor e exportador de café, assim como aviões, armas e tecnologia de ponta, é hoje em dia uma terra com favelas, altos índices de violência, desnutrição e "esquadrões da morte". Uma nação marcada pelas desigualdades sociais, econômicas e políticas.    

"Pobre Rico Brasil" tenta desnudar hipocrisias e estereótipos por meio de histórias e personagens. O volume, apresentado no Salão Internacional do Livro de Turim, conta com dez capítulos temáticos, que vão desde temas como meio-ambiente, aos já esperados futebol, carnaval e sexo. Ainda são retratadas questões como as novelas, que segundo ele divertem e distraem a população, e o racismo velado que assola a nação.