ASSINE
search button

FBI alerta para 'diáspora' inédita de jihadistas do EI

Enfraquecimento do grupo eleva possibilidade de atentados

Compartilhar

O diretor do FBI, James Comey, afirmou nesta sexta-feira (29) que o enfraquecimento do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) deve levar a um aumento da possibilidade de atentados terroristas nos Estados Unidos e na Europa. 

"Em certo ponto, haverá uma diáspora de terroristas da Síria, como jamais vimos até agora", declarou o chefe da polícia federal norte-americana, durante uma conferência sobre cibersegurança. "Nem todos os terroristas do EI morrerão no campo de batalha", acrescentou.

O Estado Islâmico vem perdendo nos últimos meses diversos territórios que estavam sob seu controle, como a cidade histórica de Palmira, na Síria, e Fallujah, no Iraque. Além disso, bombardeios da coalizão liderada pelos EUA e da Rússia, em aliança com o regime de Bashar al Assad, destruíram refinarias de petróleo que serviam para financiar o grupo. 

No entanto, esse enfraquecimento levanta temores sobre uma eventual escalada do terrorismo no Ocidente, seja em ações planejadas pelo próprio EI, como os atentados de Paris e Bruxelas, seja pela atuação dos chamados "lobos solitários", como teriam sido os ataques de Nice, Orlando e Ansbach. 

O Estado Islâmico também tem se mostrado extremamente competente no uso da internet para disseminar sua ideologia, influenciando pessoas que nunca chegaram perto de Síria ou Iraque.