ASSINE
search button

Exército sírio e aliados neutralizam veículos com explosivos

Compartilhar

O exército sírio e seus aliados das unidades de defesa nacional neutralizaram dois veículos carregados com explosivos pelos militantes do Estado Islâmico na entrada da povoação de Al-Mufakker, no leste da província de Hama, onde fica um oleoduto estratégico.

O primeiro veículo foi detectado a 200 metros da periferia Nordeste do povoado de Al-Mufakker e o segundo no mesmo local, mas mais perto de casas residenciais. Os militares combateram terroristas-suicidas e detonaram à distância os veículos com explosivos.

Uma fonte local informou à agência Sputnik Arabic na Síria que "após a derrota na cidade de Palmira, o Estado Islâmico teve que buscar por novas frentes de combate, especialmente perto do deserto de Al-Badiyah (ou deserto da Síria), onde se encontram pontos cruciais de um oleoduto estratégico. É lá, a leste da cidade de Al-Salamiyah, que o grupo Estado Islâmico pretende instalar sua nova rota de abastecimento de armas, munições e materiais".

A fonte acrescentou que "as emboscadas feitas pelas unidades do exército sírio e por seus aliados, bem como a colocação de postos táticos na direção leste, em paralelo com o oleoduto estratégico, foram bem-sucedidas", acrescentando que "as medidas empreendidas permitiram prevenir ataques dos terroristas do Estado Islâmico contra as povoações de Tell al-Tut, Aqarib, Al-Mufakker e Beri".

Ao mesmo tempo, a referida fonte indica que "pela primeira vez o Estado Islâmico não consegue avançar recorrendo ao uso amplo de veículos minados com suicidas. Os esforços dos militantes enfrentam ataques aéreos maciços lançados contra os locais de posicionamento da artilharia pesada do Estado Islâmico nas povoações de Abu Hbeilat, Uqayribat, Abu Hanaya e Qubaybat".

A fonte conclui que as "perdas sérias de pessoal, armas e equipamento militar sofridas recentemente pelo Estado Islâmico obrigaram o grupo terrorista a parar as ofensivas nesta região".