ASSINE
search button

Fãs de Harry Potter rejeitam Donald Trump, afirma estudo

Magnata é o candidato republicano à presidência dos EUA

Compartilhar

Mais do que Hillary Clinton, o verdadeiro adversário de Donald Trump na próxima eleição presidencial dos Estados Unidos se chama Harry Potter.

Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia e publicado na revista "PS: Political Science and Politics" afirma que os leitores da saga do bruxo mais famoso do mundo não simpatizam com o magnata republicano.  

Segundo a pesquisa, os bons sentimentos e os valores de justiça que surgem nos livros de Harry Potter alimentam a aversão de seus fãs a políticos autoritários. "Para os leitores de Harry Potter, é praticamente impossível ignorar as semelhanças entre Trump e o personagem sedento por poder Lord Voldemort", disse a coordenadora do estudo, Diana Mutz, professora de ciências políticas e comunicação.   

Para chegar a essa conclusão, foram entrevistados centenas de norte-americanos entre 2014 e 2016, com o objetivo de saber quantas pessoas admiram o bruxo de Hogwarts e o que elas pensam sobre temas como pena de morte, tortura, discriminação contra gays e muçulmanos e a candidatura de Trump à presidência.   

Para Mutz, a história de Harry Potter debate assuntos como a intolerância e a luta do bem contra o mal. Além disso, a preferência pelo personagem é universal. O bruxo conquistou leitores de todos os partidos, incluindo democratas, republicanos e independentes.   

No entanto, o mais surpreendente é o efeito da saga sobre as opiniões dos fãs. Para cada livro de Harry Potter lido, o conceito de Trump cai entre dois e três pontos percentuais.   

"Pode parecer pouco, mas se considerarmos um leitor que já leu os sete livros, o conceito de Trump cai 18 pontos em uma escala de 100", acrescentou a professora.

Em sua conta no Twitter, a autora da saga, J. K. Rowling, já escreveu que nem o Lord Voldemort era "tão mal" como Donald Trump, que já propôs, entre outras coisas, proibir a entrada de muçulmanos nos EUA e construir um muro na fronteira com o México.