ASSINE
search button

Milhares de turcos vão às ruas em defesa da democracia

Após golpe de Estado fracassado, governo cortou liberdades

Compartilhar

Milhares de pessoas se reuniram neste domingo (24) na praça Taksim, em Istambul, para "defender a democracia" no país. Desde o fracassado golpe de Estado contra o governo de Recep Tayyip Erdogan, no dia 15 de julho, muitas liberdades individuais dos turcos foram suspensas e milhares de pessoas foram detidas.    

Apesar de ter caráter contestatório, já que foi organizada pelo partido opositor a Erdogan, o CHP, a manifestação foi autorizada pelas autoridades de Ancara, que até enviaram representantes para a praça.    

Até este domingo, 13.165 pessoas já foram presas por uma suposta ligação com a tentativa de golpe. De acordo com o mandatário, destas mais de 13 mil pessoas, 8.838 são militares (incluindo 123 generais e almirantes), 2.101 são juízes, 1.485 são policiais, 52 são autoridades administrativas e 689 são civis.    

Entre esses últimos, está a prisão do considerado "braço-direito" do imã Fethullah Gulen, Halis Hanci. Erdogan acusa Gulen, de quem já foi aliado, de estar por trás da tentativa de golpe. O religioso, no entanto, está morando nos Estados Unidos.