ASSINE
search button

Apoiadores do EI celebram tiroteio em Munique via redes sociais

O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque

Compartilhar

Apoiadores do grupo militante Estado Islâmico comemoraram nas redes sociais o ataque de sexta-feira (22) em um shopping center de Munique, na Alemanha, no qual muitas pessoas foram mortas e feridas.

"Graças a Deus, que Deus leve prosperidade aos nossos homens do Estado Islâmico", dizia um tuíte em árabe em uma conta que louva frequentemente o movimento islamita.

"O Estado Islâmico está se expandindo na Europa", afirmava outro tuíte em árabe em outra conta conhecida por seu apoio aos extremistas.

O ataque foi o terceiro grande ato de violência contra alvos civis no oeste europeu em oito dias. Atentados prévios na França e na Alemanha foram assumidos pelo Estado Islâmico, e a polícia de Munique disse suspeitar que a ação mais recente tenha sido um ataque terrorista.

Não ficou claro de imediato quem realizou o ataque, que ocorreu na mesma semana em que um adolescente de 17 anos que pediu asilo na Alemanha agrediu passageiros de um trem munido de um machado. A polícia da Baviera o matou a tiros depois de ele ferir quatro pessoas de Hong Kong e um morador local no trem enquanto fugia.