ASSINE
search button

Prefeita de Roma se diz 'emocionada' após encontro com Papa

Raggi mostrou a Francisco vídeo de moradores da periferia

Compartilhar

A nova prefeita de Roma, Virginia Raggi, foi recebida nesta sexta-feira (1º) pelo papa Francisco e disse ter ficado emocionada com a "humanidade" do líder da Igreja Católica.

 

A audiência foi realizada no Vaticano e durou cerca de 20 minutos, em um compromisso que é de praxe para os prefeitos recém-eleitos na capital italiana. "Correu tudo bem. Ele é uma pessoa de uma humanidade profunda", contou Raggi, que estava acompanhada dos pais e do filho.

 

A advogada e política de 37 anos levou a Francisco um vídeo contendo mensagens de moradores da periferia romana que pedem para ele "seguir em frente com o que está fazendo". Um deles, um homem de 30 anos, insta o Papa a concretizar "o pagamento de impostos sobre os imóveis da Igreja que desenvolvem atividades comerciais".

 

A ideia é uma promessa de campanha da prefeita, que alega que o próprio Pontífice já disse ser justo taxar os bens do Vaticano que se enquadram nessa categoria, e pode se tornar motivo de tensão entre Roma e a Santa Sé. Raggi não revelou o que Francisco achou do vídeo.

 

Membro do partido antissistema e populista Movimento 5 Estrelas (M5S), a advogada é a primeira mulher eleita prefeita da capital italiana e vive os dias iniciais de um mandato cercado de expectativas.

 

A cidade enfrenta sérios problemas financeiros e sofre com excesso de lixo e buracos. Além disso, Roma é candidata a receber as Olimpíadas de 2024, mas Raggi é contra sediar os Jogos e pode submeter o projeto a um referendo popular.