ASSINE
search button

Itália entrega restauração da parte externa do Coliseu

Próximo passo é reconstruir a arena do monumento romano

Compartilhar

 Com ares de grande evento, foram entregues nesta sexta-feira (1º) as obras de restauração da parte externa do Coliseu de Roma, que são apenas a primeira etapa de um amplo projeto que promete devolver o monumento à era dos espetáculos.    

A inauguração contou com a presença do primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, e do ministro dos Bens Culturais Dario Franceschini, que louvaram a renovação do Anfiteatro Flaviano como um símbolo da capacidade e da excelência do país.    

"Hoje é um dia de grande alegria para quem pede projetos que sejam possíveis. Hoje demos um sinal estrepitoso ao mundo", declarou o chefe de governo, que também agradeceu a Diego Della Valle, empresário que patrocinou a reforma e é dono da Fiorentina e da marca de calçados e acessórios de luxo Tod's.    

Segundo Renzi, acabou-se o tempo em que os italianos lamentavam a falta de dinheiro para a cultura. "Os recursos, tanto públicos quanto privados, existem, mas é preciso acreditar", acrescentou.    

Por sua vez, Franceschini declarou que a restauração do Coliseu é algo que diz respeito "ao mundo inteiro".    

"É um dia importante porque essa intervenção foi feita com fundos privados, após anos de barreiras tolas entre o público e o privado na tutela dos bens culturais", disse. A próxima etapa é a reconstrução da arena do monumento romano, projeto que tem custo estimado em 18 milhões de euros (R$ 65 milhões na cotação atual).    

De acordo com o ministro, a cobertura financeira para a obra, que deve ser concluída até 2018, já está garantida. O objetivo é adequar o Coliseu para receber os mais variados eventos, como shows, óperas e peças teatrais. "A arena do Coliseu era, na antiguidade, uma máquina cênica, e o concurso que faremos terá como meta valorizar esse aspecto", explicou o superintendente de Bens Arqueológicos de Roma, Francesco Prosperetti.    

Nos próximos meses o governo deve realizar uma licitação internacional para escolher o consórcio responsável pela obra.