ASSINE
search button

'Der Spiegel': Um pacto para evitar o contágio da Brecessão

Brexit chocou mercados financeiros e pode prejudicar economia alemã e europeia

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (30) no jornal alemão Der Spiegel, analisa que após votação pelo Brexit, os europeus precisam de um pacote de estímulo de emergência para combater o potencial de contágio que o mercado pode sofrer. 

O jornal alemão destaca que trata-se de uma questão de tempo para os mercados começarem a entrar em pânico, mesmo com reações próximas a realidade, sem grandes alterações.

O Der Spiegel fala que o que se viu nos mercados financeiros na sexta-feira (24) de manhã, após a notícia de que os britânicos decidiram deixar a União Europeia, pode ser um reflexo bastante da ameaça econômica que não só os britânicos, mas também os alemães, devem sofrer nos próximos meses.

Tocou um alarme, diz o texto do Der Spiegel. Os europeus devem descobrir rapidamente qual o primeiro passo para se montar um pacote de emergência para conter uma eminente espiral econômica descendente, antes que seja tarde demais. A menos que os britânicos estejam dispostos a pagar um pouco mais no futuro para ter acesso ao mercado único europeu, precisam agir e fazer um reajuste no seu pacote econômico

O perigo agudo é que todos os envolvidos agora sentem-se arremessados em um período de incertezas, por meses ou mesmo anos, sem saber em que condições os negócios serão conduzidos.

A coisa assustadora é que existem algumas indicações de que, apesar de todos os estudos e debates nas últimas semanas, uma grande parte dos executivos nem sequer estudaram um possível cenário em caso de Brexit - e agora estão despreparados para o resultado. Se as opções sequer tinha sido parcialmente antecipadas, a libra britânica não teria caído para seu nível mais baixo desde 1985, conclui o jornal alemão.