ASSINE
search button

Reino Unido vai notificar UE sobre saída 'quando for necessário', diz Cameron

Compartilhar

O Reino Unido vai notificar a União Europeia (UE) sobre a decisão de sair do bloco quando considerar necessário, afirmou o primeiro-ministro britânico David Cameron nessa terça-feira (28).

Antes, os líderes da UE, irritados com a decisão britânica de sair da União Europeia, pediram que Londres notificasse o bloco sobre sua decisão o mais rápido possível.

"O Reino Unido vai notificar a UE sobre a sua decisão quando for necessário e possível. Este é o nosso direito soberano de membro da União Europeia", disse Cameron em entrevista em Bruxelas.

Além disso, o primeiro-ministro britânico ressaltou que a principal razão da decisão do Brexit - união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída, em inglês) - era o problema da imigração. Segundo ele, os britânicos duvidam da capacidade da União Europeia de assegurar o controle das fronteiras.

Os eleitores britânicos decidiram em referendo, na última quinta-feira, que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9% dos votos.

Imediatamente depois do anúncio dos resultados, David Cameron anunciou sua intenção de renunciar em outubro. Segundo ele, as negociações sobre a saída do país da UE serão conduzidas pelo seu sucessor.