ASSINE
search button

Atentado terrorista deixa pelo menos 28 mortos em aeroporto de Istambul

Ação de dois homens-bomba deixou mais de 60 pessoas feridas

Compartilhar

Duas explosões seguidas de um tiroteio atingiram o Aeroporto de Ataturk, em Istambul, na Turquia, na noite desta terça-feira (28). As primeiras informações dão conta de que há 28 mortos e mais de 60 feridos.

Em redes sociais, testemunhas também dizem ter ouvido tiros, que teriam vindo do estacionamento.

A CNN turca informa que taxistas que trabalham no aeroporto estariam ajudando a transportar pessoas feridas até hospitais. O aeroporto foi fechado e a entrada e saída de pessoas foi interrompida.

Ainda de acordo com a CNN turca, as bombas teriam sido acionadas no terminal internacional, mas ainda não há uma confirmação oficial do local exato das explosões. As autoridades de telecomunicações do país proibiram a divulgação de imagens que mostrem a cena do ataque, um tipo de censura recorrente na Turquia em caso de ações terroristas.

A nação é alvo frequente de ataques, principalmente de separatistas curdos.

Nos últimos meses, o grupo Falcões pela Libertação do Curdistão (TAK) realizou diversos atentados em solo turco. Suas atividades são motivo de controvérsia, já que alguns acreditam que o TAK é apenas uma franja do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a mais ativa organização militante curda, enquanto outros defendem que ele é totalmente independente.Com 26 milhões de pessoas, os curdos são a maior etnia sem Estado próprio em todo o mundo.

Eles reclamam soberania sobre um território que cobre majoritariamente o Sudeste da Turquia e o Norte do Iraque e da Síria. Estima-se que o conflito de décadas com Ancara já tenha deixado mais de 40 mil mortos.Além disso, a Turquia é alvo do Estado Islâmico (EI), uma vez que integra uma ampla coalizão internacional contra o grupo jihadista.

>>Itamaraty divulga nota em repúdio a atentados na Turquia

>>Atentado em Istambul teve pelo menos 3 suicidas

Com Ansa, Agência Brasil e Lusa