ASSINE
search button

Londres rejeita convocar outro referendo sobre UE

Partido Conservador apresentará novo líder até 2 de setembro

Compartilhar

O governo britânico disse nesta segunda-feira (27) que não pretende convocar outro referendo sobre a saída do país da União Europeia (UE). A hipótese de uma nova consulta popular ganhou força nos últimos dias, quando mais de dois milhões de pessoas assinaram uma petição on-line solicitando outro referendo. O site petition.parliament.uk chegou a travar com a quantidade de pedidos.

 A iniciativa partiu de um cidadão identificado como William Oliver Healy, que pede para os deputados britânicos a "implementação de uma norma pela qual, se o voto para sair ou ficar na UE for inferior a 60%, com uma participação de 75%, deveria ser convocado outro referendo". 

Na consulta da última quinta-feira (23), 51,9% dos eleitores votaram para que o Reino Unido saísse da UE, contra 48,1%. A eleição contou com 72% da participação. O Partido Conservador também disse hoje que o novo líder da legenda será apresentado até 2 de setembro, em substituição ao posto de David Cameron, que renunciou devido à derrota nas urnas pelo "Brexit". (ANSA)