ASSINE
search button

Filme brasileiro é único longa latino em festival na Itália

'A cidade onde envelheço' estará na disputa em Pesaro

Compartilhar

O filme brasileiro "A cidade onde envelheço", da diretora Marilia Rocha, será o único representante latino-americano tanto na mostra como na competição da 52ª edição do Festival do Cinema Novo em Pesaro, na Itália. O evento, que ocorre na costa adriática, ocorrerá entre os dias 2 e 9 de julho.    

O longa conta a história de duas amigas portuguesas, uma que vive há muito tempo em Belo Horizonte e outra que está estudando a possibilidade vir ao país. As protagonistas do filme são as atrizes Elizabeth Francisca e Francisca Manuel.    

A obra tem coprodução portuguesa e teve sua estreia mundial no Festival de Roterdã (Holanda) em fevereiro. Além disso, foi exibido durante o final de semana no Festival de Munique (Alemanha). Fundado em 1965 pelos críticos cinematográficos italianos Lino Micciché e Bruno Torri, este último aind apresente no comitê, o evento em Pesaro é o local de entrada de muitos filmes latino-americanos na Europa ao longo das décadas. Entre uma das estreias mais triunfais, está o longa do diretor argentino Fernando Ezequiel Solanas "La hora de los hornos", de 1968.    

Este ano, o Festival de Pesaro inclui o francês "Les Ogres" de Léa Fehner, o tcheco "David" de Jan Tesitel, o chinês "Kaili Blues" de Gan Bi (que recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Locarno), o norte-americano "The Ocean of Helena Lee", de Jim Akin, o egípcio "In the last days of the city " de Tamer El Said, o italiano "Per un figlio" do senegalês Suranga Deshapriya Katugampala e o nigeriano "Akounak tedalat taha tazoughai" de Christopher Kirkley.    

Entre os filmes que serão projetos fora de competição, está o "C'eravamo tanto amati", do lendário Ettore Scola, falecido recentemente, e uma mostra paralela dedicada ao cinema italiano de baixo orçamento. Também serão apresentados grandes filmes do passado, como "Todo Modo", de Elio Petri e "Rocky" de John G. Avildsen, ambos celebrando os 40 anos de lançamento.    

Outra atração será uma sessão dedicada aos documentários que falem de cinema e que o crítico de cinema Adriano Para revisou recentemente - sendo mais de dois mil títulos. Além da veiculação das obras, haverá um e-book para a visualização das histórias das obras.    Pesaro também apresentará filmes pornográficos, entre eles, o "Queen Kong", dirigido por Monica Stambrini com a estrela pornô Valentina Nappi. A exibição da obra chegou a causar protestos das autoridades eclesiais locais.