ASSINE
search button

Premier da Escócia ameaça vetar o 'Brexit'

Segundo pesquisa, maioria dos escoceses quer independência

Compartilhar

O Parlamento da Escócia pode tentar bloquear a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), votado em referendo na última semana, informou a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, neste domingo, dia 26.

    Sem especificar com que base legal poderá fazer isso, a premier disse que seria justo conceder às autoridades de Edimburgo "o direito de expressar seu consenso".

    "Se o Parlamento escocês decidir com base no que é melhor para a Escócia, então a opção de dizer 'olhem, não vamos votar por algo que vai contra os interesses da Escócia' deve certamente estar sobre a mesa", acrescentou a premiê.

    Sturgeon admite, no entanto, que, certamente, o governo britânico não vai ver a questão da mesma forma.

    A premier pediu no último sábado o início "imediato" das tratativas entre seu país e a UE para "defender os interesses" do povo escocês. Segundo ela, na "Escócia, assim como Londres e a Irlanda do Norte, o "Remain" obteve maioria, e não seria democrático ficar de fora do bloco contra sua vontade".

    De fato, segundo uma pesquisa publicada pelo jornal "Sunday Times", a maioria dos escoceses é a favor da saída do Reino Unido após o referendo sobre o "Brexit". Histórico - A maioria dos britânicos decidiu na última quinta-feira, dia 23, pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE) após uma dramática e apertada votação. Calcula-se que mais de 17 milhões de pessoas votaram a favor da saída na última quinta-feira, ou seja, cerca de 1,2 milhões a mais do que os que eram a favor da permanência. A decisão representou um duro golpe para o premier David Cameron, a favor da permanência no bloco econômico europeu, que anunciou sua saída do cargo. (ANSA)