ASSINE
search button

Hollande rejeita chance de referendo como Brexit na França 

Compartilhar

Marine Le Pen, líder do partido Frente Nacional (FN) francês, afirmou neste sábado que o Presidente François Hollande rejeitou a possibilidade de um referendo estilo Brexit na França.

Mais cedo, também neste sábado, Hollande se encontrou com líderes de todos partidos representados na Assembleia Nacional francesa, inclusive o FN, para debater a repercussão da saída britânica da União Europeia.

“Pedimos duas coisas que acreditamos serem importantes para uma sociedade democrática. A primeira é realizar um referendo para perguntar aos franceses se querem continuar na União Europeia… Ele [Hollande] disse não a essa questão”, disse Le Pen a jornalistas.

Representantes do FN também pedira que o presidente cumpra sua promessa de introduzir representação proporcional na Assembleia Nacional, que atualmente não reflete a diversidade dos grupos políticos franceses, afirmou Le Pen.

Os eleitores britânicos decidiram em referendo, na última quinta-feira, que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois de o Brexit — união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída, em inglês) — ter conquistado 51,9% dos votos. Com o resultado, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou que deixará o cargo em outubro.