ASSINE
search button

Espanha espera que relações entre UE e Rússia se recuperem

Compartilhar

A Espanha deseja que as relações entre a União Europeia e a Rússia voltem ser normais, afirmou à Sputnik o secretário executivo de Relações Internacionais do Partido Popular, José Ramón García-Hernández.

"A Rússia é amigo da Espanha e por isso desejamos que as relações voltem ao normal o mais rápido possível", diz o porta-voz do partido do Governo em relação à política de sanções.

No entanto, o político observa que "é a União Europeia, através do seu responsável para a Política Externa, Federica Mogherini, que se deve posicionar em relação às sanções e Espanha aceitará essa decisão".

Nesta semana os enviados da União Europeia em Bruxelas decidiram estender até final de janeiro as sanções contra a Rússia nos setores energético, financeiro e de defesa como consequência do conflito na Ucrânia, no entanto, os ministros têm ainda que aprovar essa medida formalmente.

De acordo com o previsto, a aprovação ministerial formal será realizada em uma reunião no Luxemburgo na próxima sexta-feira (1), mas pode demorar mais uma semana até à cúpula de líderes da UE.

Após o referendo da reunificação da Crimeia com a Rússia em 2014, os EUA e a UE impuseram sanções contra a Rússia, incluindo restrições econômicas. Em agosto de 2014, Moscou respondeu com um embargo às importações de produtos alimentares provenientes desses países.