ASSINE
search button

"Brexit pode ser presságio de vitória de Trump nos EUA"

Em artigo no 'American Conservative',  jornalista Brian Kaller faz paralelo

Compartilhar

Jornalista americano aponta que campanha favorável ao Brexit teve muito em comum com os apoiadores de Donald Trump na corrida presidencial americana.

O Brexit pode ser um presságio da vitória de Donald Trump em novembro, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A opinião é do jornalista americano Brian Kaller, em artigo no American Conservative.

“O Reino Unido frequentemente esteve um pouco à frente dos EUA; Thatcher antecedeu Reagan, e Corbyn antecedeu Sanders. Além disso, apoiadores do Brexit compartilham muito em comum com os apoiadores de Trump, tanto na questão demográfica quanto nas frustrações”, escreveu Kaller.

>> "BBC": Trump diz que Brexit é "um bom negócio" para o mundo

“O Reino Unido e os EUA são potências globais em leve declínio, com o Reino Unido obviamente algumas décadas à frente”, completou o autor.

Segundo Kaller, tanto os favoráveis ao Brexit quanto os apoiadores de Trump prometem fazer seu país “grande novamente”, “reduzir a imigração, fortalecer a indústria local” e “deixar de lado problemas estrangeiros.”

Além disso, embora ambos movimentos sejam rotulados como de extrema-direita, são mais uma questão de classe social, diz o jornalista. Ele alega também que as elites de ambos países subestimaram seriamente o fenômeno até o último momento.