ASSINE
search button

Ucrânia prende francês que planejava atentados na Euro 2016

Homem de extrema-direita organizava 15 atentados

Compartilhar

Um homem francês foi detido na Ucrânia com suspeita de preparar 15 atentados durante a Euro 2016, que começará no próximo dia 10 e reunirá por um mês as principais seleções de futebol europeias. O anúncio foi feito pelos serviços secretos ucranianos e publicado nesta segunda-feira (6) pela emissora BFMTV.

O suspeito foi identificado como Gregoir M., de 25 anos, militante da extrema direita e opositor ao Islã. O homem foi preso no último dia 21 de maio, pelas autoridades de Kiev, e a polícia encontrou fuzis de assalto do tipo kalashnikov e explosivos trinitrotolueno. De acordo com os agentes ucranianos, ele mantinha um arsenal.

Ao ser preso, na fronteira entre Ucrânia e Polônia, Gregoir manifestou sua oposição à "política do governo do presidente François Hollande com a massiva chegada de estrangeiros na França, a difusão do Islã e a globalização". O anúncio da prisão vem um dia após Hollande admitir que havia possibilidades da França enfrentar "ameaças" terroristas durante o torneio, que terminará somente em 10 de julho.

Em novembro do ano passado, o grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) cometeu uma série de ataques simultâneos em Paris que deixaram 130 mortos, em um dos dias mais sangrentos da história da França. Para a Euro 2016, o governo francês ativou mais de 90 mil agentes de segurança e adotou medidas contra terrorismo.