ASSINE
search button

UE ameaça punir países que não realocarem imigrantes

Apenas 1% dos estrangeiros foram realocados em 8 meses

Compartilhar

A União Europeia aumentou o tom e afirmou que poderá punir aqueles países-membros que não cumprirem o acordo de realocações de imigrantes.

    Segundo a porta-voz da entidade, Mina Andreeva, apenas 1% dos 160 mil estrangeiros que devem ser realocados já chegaram aos seus países de destino após oito meses de acordo.

    Apesar de dizer que "houve progressos", Andreeva afirmou que o "ritmo de recolocações deve aumentar" porque o acordo é "legalmente vinculante", ou seja, os Estados-membros que assinaram precisam colocá-lo em prática imediatamente.

    "Enviamos cartas de advertência [aos governos] e, se necessário, não nos envergonharemos em exercer os nossos poderes como guardiões do tratado", ressaltou a porta-voz.

    De acordo com dados da entidade, "até hoje (31), foram 1.816 pessoas realocadas da Itália e da Grécia". "Aquilo que vemos em termos de progresso é que, pela primeira vez, em uma semana, vemos realocações diariamente. É um sinal encorajante, mas os progressos devem aumentar", finalizou.

    Os 160 mil estrangeiros precisam, de acordo com o documento assinado em setembro do ano passado, ser realocados até setembro de 2017. A ideia é tirar dos países que recebem primeiro os estrangeiros, basicamente, Itália e Grécia, o "peso" de lidar com toda a crise imigratória sozinhos. Porém, o plano sofre com grande resistência de diversos países.

    Croácia, República Tcheca, Alemanha, Holanda, Polônia e Espanha, por exemplo, disponibilizaram menos de 5% das vagas combinadas.

    Outras nações que se recusam a aceitar imigrantes realocados são Bulgária e Estônia. Já o grupo chamado de Viségraad, formado por Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Polônia, faz oposição a qualquer iniciativa que pratique a solidariedade a quem foge de perseguições em suas nações de origem.

    Só no ano passado, a Europa recebeu mais de um milhão de estrangeiros no maior deslocamento de estrangeiros desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A maior parte dos imigrantes vem de áreas de conflito, como Síria, Iraque, Afeganistão e Eritreia, e busca uma vida mais segura na Europa.

    Até o dia 29 de maio deste ano, mais de 204 mil pessoas já chegaram ao continente. Destes, 156,3 mil foram para a Grécia e 46,8 mil para a Itália. (ANSA)