ASSINE
search button

Estados Unidos alertam para risco de terrorismo em viagens à Europa

Departamento de Estado citou Eurocopa e Jornada Mundial da Juventude

Compartilhar

O Departamento de Estado norte-americano emitiu um alerta nesta terça-feira (31) para seus cidadãos que estão com viagens programadas para a Europa, por causa do risco de ataques terroristas durante "eventos importantes e em locais turísticos".    

"No âmbito dos contínuos esforços do Departamento de Estado para oferecer aos norte-americanos que viajam ao exterior informações sobre os eventos relevantes, advertimos os cidadãos norte-americanos do risco de potenciais ataques terroristas na Europa, mirando os eventos importantes, locais turísticos, centros comerciais e transportes", disse.    

No comunicado, o órgão cita como momentos problemáticos a Eurocopa, que ocorrerá na França entre os dias 10 de junho e 10 de julho, e a Jornada Mundial da Juventude, evento católico que será realizado na Cracóvia, na Polônia, entre 26 e 31 de julho.    

"A Polônia vai impor controles nas fronteiras entre os dias 4 de julho e 2 de agosto e os visitantes devem estar prontos para mostrar os seus passaportes e submeter-se a estritos controles de segurança", diz ainda o comunicado.    

Apesar de recomendar cuidados, os Estados Unidos afirmaram que continuam trabalhando com "os nossos aliados europeus" para evitar problemas de segurança pública.    

Desde o início do ano passado, a Europa é palco de diversos atentados de grande porte de grupos terroristas com o do Estado Islâmico (EI, ex-Isis). A França sofreu com duas ações dos extremistas em janeiro e em novembro do ano passado, que deixaram mais de 140 mortos. Um desses ataques ocorreu próximo ao Stade de France, onde ocorria uma partida amistosa entre França e Alemanha.    

Já no dia 22 de março deste ano, outra ação do EI em Bruxelas deixou 30 vítimas fatais. As mortes ocorreram em ataques no aeroporto de Zaventem e no metrô Maelbeek.