ASSINE
search button

Estado Islâmico usa crianças como soldados no Iraque,diz ONU

A tática está sendo aplicada nos confrontos em Fallujah

Compartilhar

A coordenadora da missão das Nações Unidas no Iraque, Lise Grande, denunciou nesta terça-feira (31) que o grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) usa crianças como soldados em confrontos na Síria.    

"O Estado Islâmico está utilizando meninos como soldados em Fallujah", disse Grande. "A situação representa um gravíssimo risco para os civis. Temos notícias de que uns 50 mil civis estão bloqueados dentro da cidade", explicou. O grupo extremista já utilizou táticas parecidas em confrontos, como recrutamento de crianças. Os jihadistas também fazem os menores de escudos de bombardeios. 

As denúncias da ONU aumentam a preocupação internacional sobre os confrontos em Fallujah. As forças militares do Iraque entraram na manhã de ontem (30) na cidade para tentar reconquistar o território que está nas mãos do Estado Islâmico.    

Após uma semana de combates e cercos ao município, os soldados conseguiram ter acesso ao local. Um vídeo publicado no dia 24 de maio na internet mostra cenas de caos na cidade e combatentes do Estado Islâmico tentando escapar de carro ou moto das tropas israelenses.    Fallujah fica na província de al-Anbar, a cerca de 70 quilômetros da capital iraquiana, Bagdá.